Mutirão Visão do Futuro atende mais de 5 mil crianças da rede pública na Mooca
terça-feira, 17 de maio de 2011No último sábado (14), a Secretaria de Educação do Estado organizou mais um mutirão do programa Visão do Futuro, no Hospital CEMA, no bairro Mooca, zona Leste de São Paulo. Professores das escolas públicas verificam, em sala de aula, se algum aluno demonstra dificuldade de leitura por conta de problemas na visão. Os pais são notificados para que levem seus filhos no atendimento gratuito do mutirão, onde médicos oftalmologistas realizam exames para decidir se a criança realmente precisa de óculos. Os alunos diagnosticados com problemas de visão, como miopia, recebem óculos com graduação indicada pelos médicos, doados pela Receita Federal numa parceria com o Fundo Social.
Além do Hospital CEMA, o mutirão também realizou atendimento em outros locais: ospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César; na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Vila Mariana; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; no Instituto Suel Abujamra, na Aclimação; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.
Estima-se que mais de cinco mil crianças tenham sido atendidas nas unidades conveniadas. A meta deste ano é examinar 41.580 estudantes (21.780 alunos da rede estadual e 19.800 da rede municipal).