Escola Estufa promove oficinas gratuitas na Mooca em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
segunda-feira, 4 de junho de 2012O Programa Escola Estufa Lucy Montoro oferece gratuitamente de 4 a 29 de junho, mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, diversas oficinas aos moradores da Mooca, Cambuci, Capela do Socorro, São Miguel, Vila Prudente, Taipas e Sé. Os participantes receberão dicas de como se tornar ecologicamente corretos e adquirirão técnicas para o cultivo de sua própria horta (cebolinha, coentro, alface, entre outros) com custo bastante reduzido.
As Escolas Estufas, da Secretaria de Participação e Parceria, beneficiam a população desenvolvendo atividades para se produzir horta em mandala, usufruir dos benefícios da terra, criar maneiras para se formar uma horta vertical e caseira com técnicas de jardinagem e paisagismo. E também preparar composto orgânico e cultivar flores e frutos para uma alimentação saudável e livre dos agrotóxicos. O programa é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Educação, Análise e Legislação – Ideal, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares).
Para o coordenador da Conpares, Carlos Bório, o Programa Escola Estufa concretiza ações para sensibilizar os munícipes na questão ambiental e oferecer mais alternativas de capacitação, trabalho e renda, principalmente aos jovens da cidade de São Paulo. O Escola Estufa utiliza a metodologia do Programa Hortas Comunitárias Mãos à Horta, idealizado por Lucy Montoro na gestão do governador Franco Montoro. Tem sido um sucesso na região de Parelheiros, principalmente pela absorção dos alunos para o mercado de trabalho.
Em 2011, o programa capacitou e certificou mais de 800 alunos. Em breve, todas as 31 subprefeituras serão beneficiadas. Os endereços e mais informações sobre as oficinas ambientais pelo telefone (11) 3106-0507.
Fonte: Prefeitura de São Paulo