GCM multa shopping na Mooca por descarte ilegal de entulho
quarta-feira, 20 de junho de 2012Durante ronda de fiscalização e coibição de descarte ilegal de resíduos realizado na última semana, Guardas Civis Metropolitanos flagraram o despejo irregular de aproximadamente 4 mil quilos de lixo na rua Julio Ribeiro, 30, na Mooca – local considerado como um dos 1.600 pontos viciados de descarte mapeados da cidade.
A equipe da GCM avistou um carroceiro saindo de dentro do Shopping 900, localizado na rua Monsenhor de Andrade 900, com o lixo. Os guardas acompanharam o homem e flagraram o despejo. O shopping gerador do resíduo foi autuado e multado no valor de R$ 13.701,00.
O carroceiro foi notificado por contaminação ambiental, artigo 57 da lei 9.605 e teve sua carroça apreendida e levada ao pátio da subprefeitura Mooca. Na quarta-feira (13/6) também na região da Mooca, foram aplicadas mais oito multas, sendo R$ 13.701,00 cada pelo mesmo crime ambiental. Descarte Irregular de entulho é Crime Ambiental. A população pode denunciar através do telefone 153 GCM, que funciona 24 horas.
Desde outubro de 2011, a GCM realiza campanha educativa de conscientização e de responsabilização na cidade, com a entrega de folhetos explicativos aos cidadãos. A divulgação tem como objetivo abordar os comerciantes, moradores e carroceiros e informá-los sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, inclusive foram dos horários pré-estabelecidos.
No folheto, o cidadão tem esclarecimentos e telefones para tirar as dúvidas, sobre entulho, fogo em lixo, colocação de lixo em local e horário irregulares, contratação de caçambas, além de transporte incorreto de detritos. No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, a Guarda Civil Metropolitana flagrou 999 descartes irregulares de entulhos e lixo na cidade, o que resultou em 2.219 ocorrências, encaminhadas às delegacias ambientais. Foram efetuadas 738 notificações. Cerca de 370 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas e encaminhadas para aterros ecológicos da Prefeitura de São Paulo.
Fonte: Prefeitura de São Paulo