Mooca e outras bairros atingem limite de construção em São Paulo
quarta-feira, 29 de agosto de 2012Quase 20 distritos na cidade de São Paulo estão hoje sem mais espaço para a construção de grandes empreendimentos.
Áreas como Ipiranga, Mooca e no bairro da Lapa esgotaram seus estoques de outorga onerosa, possibilidade de os empreendedores pagarem valor adicional à Prefeitura Municipal de São Paulo para terem direito a construir acima do limite básico de cada região.
A Vila Leopoldina, que tem estoque regulamentado de 190 mil m², chegou ao nível máximo, enquanto em Moema foram usados pouco mais de 50 mil, segundo o Secovi.
Fora do estoque de outorga ainda é permitido construir um espaço básico, pouco atraente aos investidores.
“Essa discrepância ocorre porque quando o Plano Diretor foi elaborado, há cerca de dez anos, usou-se como base a produção imobiliária dos anos 90″, diz Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP.
Muitos distritos ganharam perfil mais residencial, segundo Eduardo Della Manna, executivo do entidade, especialista no tema.
Outros, como Moema, já tinham alta concentração de edifícios. Nos bairros em que o estoque está perto do fim pode haver “descasamento”, segundo incorporadores.
“Fomos contratados para executar um projeto. Depois que tivemos aprovação na prefeitura, o estoque da região havia acabado. Houve prejuízo pelo valor do terreno e pela engenharia”, diz Arnaldo Halpern, da construtora Halna.
“Fazemos constantemente estudos. Em algum momento os estoques serão revistos”, diz Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano). “O modelo permitiu o crescimento de forma planejada, qualificou áreas, aproveitando o transporte público, e alocou recursos”, afirma.
Fonte: Folha de São Paulo
é a mooca ganhando sestaque em noticiario de tão grande repercução, parabens ao bairro da mooca que esta em falta no quesito zona azul para estacioonar automoveis e ainda sofre um ataque muito grande de franelinhas que fasem de tudo paras levar um trocado e cá entre nois não oferece segurança nenhuma por ( moúro gardano ) são paulo – SP