Rua vira estacionamento particular na Mooca
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012Nem mesmo os moradores mais antigos do Parque da Mooca percebem a existência da Rua Guadiana. A travessa da Rua Canimá é praticamente invisível para quem passa pelo tradicional bairro da Zona Leste porque há anos é usada pelo Hospital e Maternidade São Cristóvão como estacionamento particular. Por anos, a via pública foi fechada com cancelas e vigiada por seguranças da unidade médica. Após notificação da Prefeitura, os portões foram abertos. Mesmo assim, apenas médicos e pacientes do hospital têm acesso a área, segundo frequentadores do local.
Apesar de existir no cadastro de vias pública do governo municipal, é difícil acreditar que a Guadiana é mesmo uma rua. A via está dentro da fachada do hospital e os funcionários informam a pacientes e visitantes que é ali o lugar mais seguro para estacionar. Os carros são vigiados por flanelinhas, que não impõem um preço, mas avisam que para deixar o veículo no local é “necessário dar uma contribuição”.
Há seis meses, segundo frequentadores, a Prefeitura determinou que a entrada e a saída da rua fossem liberadas. Ainda assim, a placa da rua está escondida e não há calçadas ou iluminação pública. A descaracterização da via pública é tamanha que as vagas dos carros são delimitadas com faixas amarela, exatamente como um estacionamento.
“Pelo menos agora está aberto (o estacionamento) a todos os funcionários. Antes, era uma área exclusiva dos médicos”, diz um funcionário do Hospital São Cristóvão, que preferiu não se identificar.
De acordo com o hospital, a Guadiana foi aberta em 2008, quando a instituição atendeu a um pedido da Subprefeitura da Mooca.
O hospital garante que a via permanece disponível para passagem e estacionamento da população em geral. Por meio de nota, a unidade de saúde ainda informou que “já obteve durante vários anos a concessão para utilização da rua” e “já proporcionou para a comunidade grandes melhorias no local, como iluminação em alguns pontos, limpeza no mato, retirada de lixo e vigilância privada para proporcionar mais segurança aos pedestres, pacientes e funcionários”.
Procurada, a Subprefeitura da Mooca informou que agentes de fiscalização foram acionados para verificar o problema apontado na Rua Guadiana. Em caso de irregularidades, a subprefeitura garante que vai tomar providências.
Fonte: Diário de S. Paulo