Temporal de ontem deixou Mooca sem luz
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde de ontem (18) alagou ruas, fechou o Aeroporto de Congonhas, bloqueou túneis, derrubou árvores e paralisou linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM).
A cidade ficou em estado de atenção para alagamentos entre as 15h55 e as 18h30. Esta segunda-feira foi o dia mais quente do verão 2012/2013. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 34,0ºC.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, chegou a registrar 30 pontos de alagamentos, alguns deles intransitáveis, como na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, que arrastou carros, deixando-os quase submersos. A via ficou intransitável nos dois sentidos. Às 20h, o CGE ainda listava dois pontos de alagamento, ambos transitáveis.
Ao longo de todo dia de ontem, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou índices de lentidão acima da média. A situação só piorou ao longo da tarde, com a chuva. Às 20h, a companhia registrava 98 semáforos apagados e outros 61 no amarelo intermitente.
Com a chuva, o túnel Max Feffer registrou pontos de alagamento nos dois sentidos, e o tráfego foi impedido. A CET interditou o Túnel do Anhangabaú preventivamente. Em seguida, um ponto de alagamento foi registrado no local.
O tráfego ficou complicado em corredores importantes da capital paulista, como Nove de Julho, 23 de Maio e Avenida Paulista.
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou fechado para pousos e decolagens entre as 16h15 e as 17h. As operações no aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, não foram afetadas.
Durante a chuva, a falta de energia interrompeu a circulação de trens Linha 9-Esmeralda, da CPTM. O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para auxiliar no transporte de passageiros entre as estações Largo Treze e Grajaú.
Na região da Avenida Paulista, árvores foram derrubadas, complicando o trânsito na região. Choveu granizo na região. Na região da Rua da Consolação, um alagamento interditou o Túnel Antônio Bias da Costa Bueno no sentido Centro.
A queda de árvores levou a CET a recomendar os motoristas que evitassem o Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto de Congonhas. Uma árvore que caiu bloqueou quatro faixas da direita na altura do Viaduto Jaceguai; a segunda interditou todas as faixas de rolamento da Ligação Leste-Oeste, no acesso para a Avenida 23 de Maio.
A falta de luz afetava bairros como Pacaembu, Perdizes, Barra Funda, Tatuapé, Mooca e Vila Prudente, segundo informou a AES Eletropaulo às 19h. A concessionária no bairro da Mooca disse ter colocado nas ruas cerca de 1.200 eletricistas para atender as emergências.
Fonte: G1